A fossa séptica é um tanque impermeável onde fica armazenado o esgoto bruto, que passa por decantação até que seja lançado numa rede pública de coleta. A fossa é essencial pois evita que os dejetos humanos caiam diretamento em rios e lagos ou contaminem o solo.
A questão é que as fossas devem ser limpas frequentemente para manter a saúde e as condições de higiene da população, evitando verminoses e endemias, como a cólera.
A fossa deve ser limpa regularmente com técnicas dominadas pelas empresas Desentupidoras, que garantem um trabalho limpo e com garantias. A técnica mais comum é a sucção à vácuo, sendo que a limpeza posterior é feita com Hidrojateamento.
Algumas ocorrências fazem com que a fossa se encha mais rápido e cause transtornos recorrentes, como:
- Excesso de chuva na fossa;
- Fossa com existência de nascente;
- Desmoronamento de parede da fossa;
- Disparo de válvula hydra na tubulaçao da fossa;
- Cano de água com vazamento na fossa.
Após a primeira limpeza esses fatos se tornam mais recorrentes e fica impossível prever quando a fossa estará cheia novamente, por isso o trabalho de profissionais deve ser requisitado com frequencia, a fim de evitar os transtornos do transbordamento.
A importância da manutenção preventiva da limpeza de fossa
Durante momentos de caos e dificuldades financeiras, deixamos de lado serviços que são essenciais, sobretudo quando nos referimos a prédios, empresas e outros lugares que continuam com grande fluxo de pessoas ou, ao contrário, tiveram aumento do fluxo, com as pessoas passando mais tempo em casa.
Por isso, é bom colocar na lista de serviços essenciais a importância da manutenção preventiva da limpeza de fossa. Isso porque se esta limpeza não for feita periodicamente, pode gerar sérios problemas e acabar comprometendo todo o encanamento do imóvel.
Para que serve uma fossa?
A fossa é um tanque impermeável onde os esgotos brutos (não tratados) permanecem por algumas horas, antes de serem lançados no solo ou numa rede de coleta e tratamento de esgoto. Existem diferentes tipos de fossas:
• Fossa Sumidouro;
• Fossa Seca;
• Fossa Absorvente;
• Campo de Absorção;
• Fossa de Pedra.
Se não for limpa e tiver mecanismo de escoamento eficientes, as fossas podem causar muitos problemas desagradáveis e por isso é bom não descuidar da importância da manutenção preventiva da limpeza de fossa.
Isso porque estes tipos de problemas de escoamento podem gerar grandes prejuízos e até mesmo paralisar as atividades de um determinado lugar, por exemplo. Além disso, pode causar cheiros desagradáveis e muitos outros tipos de desconfortos.
Se a fossa entupir, o comprometimento da saúde de todos estará em questão, pois o tratamento do esgoto estará muito prejudicado. Por isso, embora pareça um serviço desnecessário, é bom verificar há quanto tempo a fossa da sua residência, edifício ou empresa foi limpa. Já pensou? Apartamentos tenho que ser evacuados por problemas deste tipo em plena pandemia? Melhor não!
Como funcionam as fossas?
A fossa pode ser classificada como um sistema inicial de tratamento do esgoto. Uma fossa recebe um volume alto de resíduos não tratados e por isso, todos deveriam compreender a importância da manutenção preventiva da sua limpeza.
Quando cai na fossa, o esgoto passa pela primeira etapa do tratamento, porém, nesta fase, não há separação entre líquidos e sólidos e, é justamente por isso que ela pode causar entupimentos sérios.
Por isso, ao pensar na manutenção da sua casa e verificar itens como vazamentos, rachaduras ou infiltrações, não deixe de lado a verificação e limpeza da fossa. Mas, se você não tem dados ou não sabe identificar em que condições a fossa se encontra, o melhor a fazer é contratar uma empresa especializada para o serviço. Existem empresas especializadas neste tipo de limpeza, que darão, inclusive um lado sobre a situação da fossa e garantia do serviço realizado.